A economia colaborativa como ferramenta de consumo consciente
Compare o preço da gasolina e gere menos despesa no orçamento
16 de maio de 2017
Comparação de preços é aliada dos consumidores brasileiros
24 de maio de 2017

A economia colaborativa como ferramenta de consumo consciente

O que é economia colaborativa e por que ela está fazendo tanto sucesso no mundo todo

O carro que você dirige apenas algumas vezes durante a semana, o quarto que você utiliza em períodos espaçados de tempo para hospedar visitas e as roupas que você só veste ocasionalmente podem ter um fim diferente do esperado. Você já ouviu falar em economia colaborativa?

Esse movimento, também conhecido como economia compartilhada, consiste em alugar ou emprestar os mais diversos itens que você possui e não utiliza mais ou então apenas ocasionalmente. Com um cunho idealista de combate ao desperdício, pessoas afirmam que este movimento tem a capacidade de reduzir o consumismo e, consequentemente, a desigualdade social do mundo. Em uma sociedade que perde cada vez mais a sua cultura de posse, a economia colaborativa chega para dividir e emprestar itens ao invés de acumular.

A economia do compartilhamento alcança cada vez mais popularidade entre as pessoas

Muitos empreendedores do Brasil e do mundo estão investindo em plataformas e aplicativos de economia colaborativa. A aceitação das pessoas acerca deste movimento também parece estar aumentando: uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen (2013) revelou que 70% dos latino americanos estão dispostos a participar de diferentes tipos de economia colaborativa. O número é alto, ainda mais se considerarmos que desde a data da realização da pesquisa mais opções de economia compartilhada foram surgindo.

A economia colaborativa pode ser uma ferramenta para auxiliar na busca do consumo consciente. Existem aplicativos para aluguel de quartos (e também imóveis completos) por um período de tempo, serviços de transporte, aplicativos que possibilitam a troca de um período diário de trabalho por hospedagem em locais turísticos e serviços que nos auxiliam a monitorar preços de produtos consumidos diariamente, como o QQCusta. Todas essas opções nos incentivam a consumir de forma mais humana e inteligente.

Exemplos de economia colaborativa: QQCusta, um aplicativo simples que lhe auxilia na redução de custos

O QQCusta é um aplicativo que oferece serviços de economia colaborativa. Através dele, é possível comparar e monitorar preços dos mais variados produtos. Além de informar o preço do item desejado, o aplicativo informa o local onde é possível encontrá-lo.

O QQCusta é um exemplo de economia colaborativa, afinal, quem nutre o conteúdo do aplicativo é você! Através da leitura do QRCode de seu cupom fiscal, ele registra em seu banco de dados os preços e demais informações para que outras pessoas possam encontrar o produto. E, se você acha que economizar de forma colaborativa pode demandar tempo, não se preocupe: não há necessidade de que você tenha inúmeras horas disponíveis, pois é possível implementar hábitos de compartilhamento na rotina dedicando apenas alguns minutos de seu dia para obter descontos e economizar seu dinheiro.

Que tal utilizar o QQCusta, economizar dinheiro e ainda colaborar para a sociedade? Através de um processo divertido e inteligente, você pode receber auxílio e também auxiliar diversas pessoas que gostam de comprar com os melhores preços disponíveis!

2 Comentários

  1. edilson eugenio disse:

    Boa Noite !!!

    No futuro existe intenção de também poder adicionar serviço lista de comparação de preços por região ?

    Forte abraço ,

    Edilson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *