Dicas de como economizar dinheiro no dia a dia

Procon orienta comparar preços e buscar gasolina mais barata
9 de novembro de 2016
Pesquisar preços de remédios antes da compra garante economia
23 de novembro de 2016

Dicas de como economizar dinheiro no dia a dia

“Esse mês vai ser diferente, vou economizar e terminá-lo com saldo positivo”. Provavelmente você já disse ou ouviu algo parecido, pelo menos uma vez na vida. Por que será que é tão difícil economizar e terminar o mês com uma graninha no bolso? Para ajudar na sua vida financeira, o QQCusta separou algumas dicas essenciais de como economizar dinheiro no dia a dia.

Organização

O primeiro passo para um bom funcionamento das suas finanças é a organização! Registre todas as suas despesas e especifique cada gasto, independente do valor. É muito importante documentar todos os seus gastos para que você saiba exatamente o quanto e em que você gastou.

Prioridades e metas

É muito mais fácil entender suas prioridades e criar metas quando você entende seus custos e gastos, não é mesmo? Depois de criar um controle organizado, divida seus custos e determine a porcentagem necessária para cada um.

Gastos necessários: Para gastos necessários, como contas de água, luz, aluguel, transporte, alimentação, educação, é recomendado que 50% da sua renda mensal seja para custeá-los.

Prioridades financeiras: Essa categoria direciona 15% da sua renda para gastos que devem ser prioridade, como para quitar alguma dívida ou contas em atraso. Caso você esteja com suas contas em dia, não caia na tentação. Separe estes 15% da sua renda mensal e guarde para o futuro.

Lazer e estilo de vida: Geralmente, esse é o ponto mais difícil de controlar os gastos. Mas cuidado, os custos com cinema, restaurantes, academia, salão de beleza e derivados, não devem ultrapassar  35% da sua renda mensal.

Dicas básicas de como economizar dinheiro no dia a dia

Conhecer seus gastos e separá-los de acordo com suas prioridades, facilita na hora de avaliar como economizar dinheiro no dia a dia

O que eu posso cortar do meu orçamento?

Alimentação

Você almoça fora de casa? Se sim, faça o cálculo do quanto você gasta por mês com comida na hora do meio dia. Esse valor cairá em 50%, se você começar a cozinhar e levar o seu almoço para o trabalho.

Para ter uma economia ainda maior na hora de comprar os ingredientes para cozinhar, use o aplicativo QQCusta para comparar os preços dos produtos em cada estabelecimento e escolha aquele que disponibiliza as melhores ofertas. Evite comprar refeições pré-cozidas ou congeladas, essas opções geralmente são mais caras e menos nutritivas.

Evite sair para comer fora todos os finais de semana. Estabeleça um final de semana por mês para jantar em um restaurante bacana.

Corte gastos supérfluos

Você passa parte do seu dia fora de casa e geralmente não assiste muita televisão, mas tem TV a cabo. Esse é um exemplo clássico de gastos supérfluos. Os pacotes de TV a cabo geralmente possuem preços bem altos e acabam comprometendo um valor que poderia ser convertido em algo para você. Aproveite a TV aberta gratuitamente ou utilize programas mais em conta como o Netflix.

Jornais e revistas também entram nesta categoria. Utilize a internet para se manter informado, afinal, informação na era digital é o que não falta.

Aumente sua renda

Use suas habilidades para aumentar sua renda. Sabe costurar, pintar ou tirar boas fotos? Procure algo para fazer em suas horas vagas para ajudar a complementar sua renda mensal, assim você não dependerá apenas do seu salário.

Outra forma de conseguir uma grana extra é vendendo aqueles itens que você quase nunca usa ou usou. Um vestido longo de festa usado uma única vez ou uma furadeira nunca usada, por exemplo, podem render uma grana extra legal. Caso você consiga vender, guarde esse dinheiro para futuras necessidades.

Independente da forma de economia que você escolher, o QQCusta pode ajudar sua economia em pequenas coisas do dia a dia. Se você ainda não aderiu ao QQCusta, baixe gratuitamente o aplicativo, disponível para iOS e Android.