Organize o orçamento familiar através de métodos simples

Evitar juros cartão de crédito – previna-se das dívidas!
27 de abril de 2017
Compare o preço da gasolina e gere menos despesa no orçamento
16 de maio de 2017

Organize o orçamento familiar através de métodos simples

Podemos pensar de forma metafórica que uma família é como uma empresa. Ela possui receitas (rendas e/ou salário), prestadores de serviços (condomínio da casa ou do apartamento, clube esportivo), gastos fixos (luz, água, mensalidade da faculdade)… Para as coisas funcionarem da maneira correta, é preciso estabelecer uma administração financeira adequada, assim como costuma ser realizado nos diferentes ambientes empresariais.

Ter o hábito de organizar o orçamento familiar é muito importante para o ajuste dos gastos de acordo com nosso limite financeiro e para a realização de diversos objetivos. Com a organização das finanças, você e sua família só tem a ganhar. Porém, a administração do orçamento familiar pode gerar muita confusão. Para isso, o QQCusta separou dicas e ideias para você!

Redução de despesas domésticas para auxiliar no ajuste do orçamento

Todos nós possuímos gastos fixos dos quais não podemos abrir mão, como por exemplo, a gasolina, alimentação, produtos de higiene pessoal e doméstica. Quando ficamos presos a determinadas despesas (os chamados gastos fixos), podemos pensar em formas de diminuir os valores gastos através da pesquisa de preço. Assim, por mais que não possamos cortar certas despesas, conseguimos diminuí-las e tornar o orçamento superavitário – ou seja: as despesas sempre menores que os ganhos.

Através do aplicativo QQCusta, você consegue comparar os mais variados produtos e garantir o menor preço sempre. Utilize essa ferramenta para o seu orçamento familiar e reduza as despesas domésticas mensais, sendo elas fixas ou não.

Criação de um planejamento financeiro familiar: objetivos a curto, médio e longo prazo

Os sonhos são importantes, mas é necessário a realização de um bom planejamento para alcançá-los. Estabeleça planos de curto, médio e longo prazo. São através desses planejamentos que criaremos objetivos a serem conquistados, como a compra de um carro novo, uma viagem em família, a previdência privada…

Por exemplo: o planejamento financeiro para uma viagem deverá ser diferente daquele realizado para a aposentadoria – o custo de uma viagem é muito menor do que a previdência privada. Faça os cálculos e verifique quanto tempo irá demorar para alcançar seus objetivos.

Economizar pode ser mais fácil com as dicas de economia doméstica do QQCusta!

Organizar o orçamento familiar pode ser mais simples do que você imagina. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas de economia domésticas. Vamos lá?!

Fique atento aos gastos fixos. Se suas despesas fixas estão muito elevadas, está na hora de rever seu estilo de vida e adequá-lo ao seu orçamento.
Reúna-se com a sua família! Conversem, determinem objetivos e façam acordos para reduzir os gastos e atingir metas.
Poupe! Não importa o valor: é importante destinar parte do orçamento para a poupança. Para um maior rendimento, você pode aplicar o valor economizado em linhas de investimento.
Estabeleça limites de gastos. Sua família está gastando muito com determinada categoria? Estabeleçam em conjunto limites de gastos para cada coisa. Não esqueça de acompanhar, pelo menos uma vez na semana, se os gastos estão sendo reduzidos.

Você costuma usar algum método para organizar o orçamento familiar? Não deixe de comentar!

Baixe grátis